O Bolsa Família representa um dos maiores programas de transferência de renda do Brasil, ganhando destaque mundial por sua contribuição em tirar inúmeras famílias da condição de vulnerabilidade alimentar. Sob a supervisão do Governo Federal, o programa foi relançado com aprimoramentos que reforçam a proteção às famílias e um novo sistema de benefícios que leva em conta o tamanho e a composição de cada família. Essa abordagem garante que famílias com três ou mais membros recebam um suporte maior do que aquelas com apenas um.

Além de fornecer uma renda mínima para famílias em situação de necessidade, o Programa Bolsa Família também busca a integração de políticas públicas, visando ampliar o acesso dessas famílias a serviços fundamentais, como saúde, educação e assistência social. Assim, o programa não somente alivia carências imediatas, mas também trabalha para uma mudança social mais profunda.
A possibilidade de participar do Bolsa Família é determinada principalmente pelo limite de renda de até R$ 218 mensais por pessoa na família. O registro no Cadastro Único, com informações atualizadas, é o primeiro passo para participar do programa, sendo necessário apresentar o CPF ou título de eleitor.
É importante informar que a inscrição no Cadastro Único não garante automaticamente a inclusão no Bolsa Família. A seleção ocorre mensalmente de forma automatizada, garantindo que as famílias que atendem aos critérios sejam incluídas e passem a receber o auxílio.

